SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número77FORMACIÓN PARA EL TRABAJO DE JÓVENES Y ADULTOS: agenda de inclusión en una universidad públicaEL APRENDIZAJE INTERMINABLE Y LA PÉRDIDA DE PRESTIGIO DE LAS INSTITUCIONES DE ENSEÑANZA SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

OLIVEIRA, Elizângela Farias de; SILVEIRA, Nadia Dumara Ruiz  y  OLIVEIRA, Ozerina Victor de. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: trabalho e subjetivação de adultos 50+. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.77, pp.317-329.  Epub 13-Jul-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.82110.

Este artigo problematiza a relação entre políticas de educação, currículo, envelhecimento e trabalho envolvendo indivíduos adultos 50+. O objetivo é analisar concepções de política de educação e de currículo da educação não formal nos processos de subjetivação de pessoas da faixa etária de 50+, em situação de trabalho. O processo investigativo pautou-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos estudos bibliográficos, análise de documentos e pesquisa de campo com realização de entrevistas, tendo como sujeitos pessoas com 50+. Os resultados das análises revelam fragilidades na articulação entre políticas públicas e diversidade etária, em uma perspectiva de direitos humanos e justiça social, frente à imposição de um padrão de produtividade. As reflexões e interpretações realizadas estimulam novas investigações frente aos desafios que se colocam à construção de políticas públicas e de currículo na perspectiva da conquista de direitos e da justiça social, considerando o processo de envelhecimento.

Palabras clave : política de educação; currículo; trabalho; envelhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )