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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

OLIVEIRA, Elizângela Farias de; SILVEIRA, Nadia Dumara Ruiz  e  OLIVEIRA, Ozerina Victor de. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: trabalho e subjetivação de adultos 50+. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.77, pp.317-329.  Epub 13-Jul-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.82110.

Este artigo problematiza a relação entre políticas de educação, currículo, envelhecimento e trabalho envolvendo indivíduos adultos 50+. O objetivo é analisar concepções de política de educação e de currículo da educação não formal nos processos de subjetivação de pessoas da faixa etária de 50+, em situação de trabalho. O processo investigativo pautou-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos estudos bibliográficos, análise de documentos e pesquisa de campo com realização de entrevistas, tendo como sujeitos pessoas com 50+. Os resultados das análises revelam fragilidades na articulação entre políticas públicas e diversidade etária, em uma perspectiva de direitos humanos e justiça social, frente à imposição de um padrão de produtividade. As reflexões e interpretações realizadas estimulam novas investigações frente aos desafios que se colocam à construção de políticas públicas e de currículo na perspectiva da conquista de direitos e da justiça social, considerando o processo de envelhecimento.

Palavras-chave : política de educação; currículo; trabalho; envelhecimento.

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