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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

VALADARES, Talita; OLIOSE, Ivan Cardoso  y  OLIVEIRA, Edna Castro de. OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: ambiguidades do conceito e sua materialização na EJA do estado do Espírito Santo. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.77, pp.398-413.  Epub 13-Jul-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.79733.

Este artigo problematiza como a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI, 2011, 2014) a Unesco e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) têm influenciado a política para a EJA no Brasil e no Espírito Santo – ES, de modo que a política local se faz em continuidade da política orientada para a América Latina. Toma-se para o debate o conceito de Educação ao Longo da Vida (ELV), que se destaca nos textos internacionais e é incorporado à política nacional e local. O pensamento de Gramsci é tomado como fundamento em sua concepção de educação. De abordagem qualitativa, a opção metodológica envolve a análise documental. A análise do material selecionado aponta que há menções dos documentos produzidos pela OEI no texto da política para a EJA no ES. Essa influência se confirma pelas apropriações de algumas orientações internacionais, em detrimento de outras. Os objetivos traçados internacionalmente se revelam, em termos locais, no alinhamento da EJA à BNCC, na inserção de itinerários formativos e em mudanças estruturais na modalidade, deixando em segundo plano políticas de prevenção do abandono escolar no ensino básico e a promoção de abordagens educativas para jovens e adultos no horizonte de uma educação crítica e transformadora.

Palabras clave : educação ao longo da vida; EJA; organização dos estados ibero-americanos.

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