SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue78A LOOK AT ETHNIC-RACIAL INEQUALITIES IN HIGH SCHOOLPRODUCTION AND DATA REGISTER IN INTERVENTIONAL RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

NALIN, Jaime Antônio; FELICETTI, Vera Lucia  and  ROBAYO, Adriana del Rosário Pineda. EFETIVO EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROUNI: a (re)construção de uma docente. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.78, pp.396-411.  Epub Oct 11, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.78480.

Este artigo apresenta os resultados de um processo investigativo voltado à análise das percepções sobre a (re)construção docente de uma professora egressa do ProUni do curso de licenciatura em letras, que, durante a graduação, esteve em efetivo exercício na educação básica da rede pública. A partir de uma análise quantitativa, chegou-se até a egressa a ser entrevistada. Da abordagem qualitativa compreensiva e hermenêutica, apoiada na análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016), evidenciou-se que os processos reflexivos, concomitantes com a formação acadêmica, facilitam a fusão efetiva entre o financiamento à formação e o fazer e ser docente. Tais evidências mostram a importância de políticas e investimentos públicos na formação do professor da educação básica, colocando em cena a necessidade de o professor em exercício refletir a sua prática, fortalecendo, assim, os elos entre a teoria e o experienciado no contexto da sala de aula.

Keywords : ProUni; formação inicial; egresso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )