SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número79TRILHANDO CAMINHOS: um ensaio autobiográfico sobre a democratização da educação superior no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BASILIO, Thamiris Anacleto  e  FRANCA, Marileide Gonçalves. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO REFERENCIAL CURRICULAR DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.79, e80802.  Epub 07-Maio-2025. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.80802.

A Lei n° 10.639/03, articulada ao ensino da área de Ciências da Natureza, possibilita o reconhecimento, a valorização da diversidade cultural e as contribuições africanas para o desenvolvimento científico. Neste estudo, objetiva-se identificar e analisar se e como a Lei nº 10.639/03 está prevista no referencial curricular estadual e no conteúdo programático da área de Ciências da Natureza, na tentativa de compreender seus objetivos, suas concepções e as diretrizes referentes ao ensino na área de Ciências da Natureza na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais. Esta pesquisa se caracteriza como sendo qualitativa, do tipo documental. Para tanto, analisa-se o currículo da Secretaria da Educação do estado e o conteúdo programático da área de Ciências da Natureza, na tentativa de identificar se a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais está contemplada nesses documentos orientativos. Para a análise dos dados, aplicase a análise de conteúdo, a partir da qual observa-se que a Lei n° 10.639/03 não aparece de forma direta no currículo da Secretaria da Educação, mas de maneira transversal. No currículo da área de Ciências da Natureza, não se identificou qualquer menção à Educação das Relações Étnico-Raciais e essa ausência aponta para um currículo eurocêntrico, com base em epistemologias europeias/brancas, de forma a invisibilizar as contribuições do continente africano para o desenvolvimento científico ao longo dos anos.

Palavras-chave : currículo; educação das relações étnico-raciais; lei nº; 10.639/03; ciências da natureza..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )