SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número46A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

ARAUJO, Marta Maria de. A criança (pobre) em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte,1943-1951). Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.46, pp.19-36. ISSN 1982-596X.

A escolarização primária da criança pobre nas décadas de 1940 e 1950, no Rio Grande do Norte, postula ao historiador da educação investiga-la a partir de constatações empíricas. Por um lado, a educação escolar e a assistência social e material estiveram conjugadas pela cooperação celebrada por órgãos federais, organismos internacionais, instituições estaduais e a Igreja Católica. Por outro lado, impelido pela grave situação social da criança sem escola, mal vestida, de pés-descalços e subalimentada, a vaguear ociosamente nas cidades paroquiais e em suas capelas, na então região do Seridó, Dom José de Medeiros Delgado (1941-1951), o primeiro bispo de Caicó (RN) implantou nesses lugares uma rede de 18 escolas católicas primárias genericamente denominadas Escolas do Pobre, orientadas pela Casa do Pobre, à época órgão de direção das atividades assistenciais da Igreja Católica local. A investigação nucleada em tomo da problemática do alfabetismo tem o objetivo de refletir sobre a materialidade educativa instaurada na Escola (do pobre) Rural "Jardim Seridoense", da cidade paroquial de Jardim do Seridó (RN) no período de 1943 e 1951. Considerando estritamente as singularidades dessa instituição católica, ancoramo-nos em construtos teóricos de cultura escolar e de cultura de escola, desenvolvidos pelo historiador da educação João Barroso (2004), que partiu das inter-relações entre organização societária e instituição educacional. Coincidindo sua instalação com a fase correspondente à planificação nacional da escolarização primária, a Escola (do Pobre) Rural "Jardim Seridoense" ergue-se, à semelhança de suas congêneres, como instituição social por excelência com o ensejo de que as crianças de 7 a 12 anos se apossassem de conhecimentos culturais mínimos e de hábitos de trabalho para ofícios em demandas à época.

Palavras-chave : Rio Grande do Norte; Dom José de Medeiros Delgado; Escola Rural "Jardim Seridoense"; Escolas Católicas do Pobre; Materialidade Educativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )