SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número46A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformaçãoFormar um homem para o meio rural em benefício do desenvolvimento nacional: ruralismo pedagógico na escola normal rural de Juazeiro do Norte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SANTOS, Teresa. Em busca de coisas vivificantes da memória escolar: a escola normal e a escola do magistério de Évora. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.46, pp.73-97. ISSN 1982-596X.

Integrado na linha investigativa da cultura material escolar - expressão conceptual aplicada às acções e aos resultados dessas acções realizadas no âmbito da escola e destinadas a configurá-la, este texto procura reconstituir a identidade e os percursos das extintas Escola Normal Primária e da Escola do Magistério Primário, de Évora. Adverte-se quer para o esquecimento decorrente da extinção quer para a pauperização da herança escolar comum e, neste sentido, enquadra-se no texto numa reflexão sobre o binómio memória/passado.

Palavras-chave : Escola Normal Primária de Évora; Escola do Magistério Primário de Évora; Memória; Arquivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )