Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
PAGNI, Pedro Angelo. Dimensão estética, linguagem e comunicação na experiência educativa: divergências entre Dewey e Adorno. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.46, pp.169-187. ISSN 1982-596X.
Neste artigo, analisamos as divergências entre o pensamento de Adorno e de Dewey em relação à dimensão estética da experiência educativa, a linguagem que a compreende e a comunicação que a pressupõe. No debate filosófico e educacional atual, a associação da racionalidade instrumental ao pragmatismo vem sendo contestada, com o intuito de retomar o pensamento de filósofos norte-americanos, como Dewey, para abordar temas relativos à pragmática da linguagem e à ação comunicativa. Contra essa tendência, pondera-se que também o pensamento de Adorno deveria ser retomado para pensar sobre esses problemas atuais que envolvem a experiência educativa. Desse modo, com Adorno, pensamos sobre o problema relativo aos limites da pragmática da linguagem e da ação comunicativa, postulando a importância de seu pensamento, tanto quanto o de Dewey, para enfrentar os desafios que emergem da experiência educativa na atualidade.
Palavras-chave : Experiência Educativa; Educação e Linguagem; Filosofia Contemporânea.