Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino de filosofia no Brasil: um breve olhar sobre algumas das principais tendências no debate entre os anos de 1934 a 2008. Educação e Filosofia [online]. 2010, vol.24, n.48, pp.331-349. ISSN 1982-596X.
O propósito desse artigo é compreender o modo como o ensino da Filosofa é pensado na atualidade brasileira, a maneira por pensamento meio do qual o sobre esse ensino tem se constituído no espaço acadêmico das pesquisas sobre o assunto e as questões que são debatidas pelos pesquisadores dessa área. Para isso, apresentaremos um olhar sobre algumas tendências no debate que foi realizado no Brasil, com o objetivo de apontar alguns dos principais paradigmas que nortearam as diferentes abordagens sobre o ensino da Filosofa. Concordamos que esse recorte pode não representar o todo da discussão sobre o assunto, mas, de certo modo, pode servir de índice para entendermos o que foi feito nesse debate.
Palavras-chave : Ensino da Filosofia; Pensamento Brasileiro; Educação.