SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número50Modelos de escolarización: trayectoria histórica de la educación especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

Paradoxos, o infinito e a intuição geométrica. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.50, pp.717-739. ISSN 1982-596X.

Analisam-se neste artigo alguns resultados matemáticos que já foram assinalados como contrários à intuição e se realiza uma pesquisa das possíveis causas desse caráter contraintuitivo. Nesse sentido, são estudados o Paradoxo de Galileu, a demonstração de Cantor de que o segmento tem a mesma quantidade de pontos que o quadrado e o Paradoxo de Tarski- Banach. Primeiro é discutido o papel que o conceito de infinito e princípios como “o todo é maior que a parte” têm nesses paradoxos. Em segundo lugar, é estudada a influência que as intuições geométricas têm em alguns paradoxos e a relação delas com a concepção de geometria do Erlanger Programm de Felix Klein.

Palabras clave : Paradoxos; Intuição; Erlanger Programm.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )