SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51Contrapunto filosófico educacional en Chile: humanismo laico versus humanismo cristianoA escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FAYE, Emmanuel. Descartes e a consciência em la Rercherche de la Verite par la lumiere naturelle. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.145-161. ISSN 1982-596X.

A comparação das traduções latina e holandesa do original perdido de La Recherche de la Vérité par la lumière naturelle permite concluir a presença de uma ocorrência notável do termo “consciência” nesse diálogo póstumo de Descartes. Essa ocorrência permite responder às interpretações que põem em questão a existência de uma invenção cartesiana da consciência moderna, bem como esclarecer o que aproxima e separa, ao mesmo tempo, Descartes de La Forge e Malebranche no que concerne à significação do termo consciência. Este estudo visa, enfim, reavaliar a importância filosófica desse diálogo de Descartes.

Palavras-chave : Descartes; Consciência; Diálogo Filosófico.

        · resumo em Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )