SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51A escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história no ensino fundamentalA moralidade do descarte e da seleção de embriões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

NALDINHO, Thiago Canonenco  e  CARDOSO JR, Hélio Rebello. A filosofia como modo de vida em Foucault. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.185-206. ISSN 1982-596X.

O artigo desenvolve a tese de que no cerne da estratégia foucaultiana de enfrentamento à sujeição imposta pelo biopoder - caracterizada pela possibilidade de reabilitação da estética da existência na atualidade -situa-se a prática constante da filosofia. Para tanto, descreve como Foucault entende que a consideração fundamental, similar àquela presente entre os antigos greco-helenístico-romanos, da filosofia como um amálgama constituído por um discurso teórico e seu imprescindível modo de vida respectivo, envolve diretamente a ética com a política e noções relacionadas, como poder, liberdade, autonomia e crítica. Isso posto, o texto define, a partir da conexão de pontos dispersos pela obra de Foucault, qual seria o trabalho específico da filosofia em uma estética da existência, como também descreve o modo de vida respectivo que a filosofia foucaultiana buscava construir, ou seja, a amizade.

Palavras-chave : Foucault; Filosofia; Estética da Existência; Ética; Amizade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )