SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número51A mudança de paradigmas da ciência e a relação com a educação escolarPerspectiva epistemológica da realidade: “independência - coexistência” nas formas de conhecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BRITTO, Fabiano de Lemos. Uma pedagogia da solidão em Nietzsche. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.51, pp.251-262. ISSN 1982-596X.

O artigo pretende investigar de que forma a relação entre o cosmopolitismo, tal como foi elaborado como tarefa ética por Kant e os herdeiros da Aufklärung, e a ideia de cultura e educação (Bildung) foi redimensionada e modificada nos textos de Nietzsche, segundo um modelo que colocava em questão a própria necessidade da gregariedade para uma nova forma de Pedagogia.

Palabras clave : Nietzsche; Aufklärung; Cultura; Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )