SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Currículo por competência: ascensão de um novo paradigma curricularA face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SILVA, Carlos Manique da. A expressão da reforma de António Rodrigues Sampaio no Município de Lisboa ou a Afirmação de um “Governo dos Assuntos Educacionais”. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.449-464. ISSN 1982-596X.

Este artigo procura captar a ação educativa do município de Lisboa durante a primeira grande experiência descentralizadora do ensino, enquadrada pela Reforma de António Rodrigues Sampaio (Lei de 2/5/1878). Ao longo da década de 1880, período em que decorre a referida experiência, a Câmara de Lisboa, na assunção de uma vontade local e procurando dar corpo a um projeto republicano de educação popular, protagoniza um interessante movimento de renovação educacional. O Estado, no entanto, tenta a todo o custo refreá-lo. Mas a verdade é que a iniciativa reformadora da Câmara prossegue bem explícita nos seus objetivos e firmada numa série de medidas e realizações. É paradigmática, por exemplo, a aposta na escola graduada (ou central). Trata-se, porém, de uma dinâmica que contrasta com a da generalidade dos outros municípios do país, destituídos de uma elite política forte e de recursos financeiros.

Palavras-chave : Descentralização do Ensino; Renovação Educacional; António Rodrigues Sampaio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )