SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53Entrevista pública concedida por Fausto CastilhoA concepção de “trabalho” na filosofia de Hegel e de Marx índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. O caráter de publicização da leitura na obra de comênio. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.73-85. ISSN 1982-596X.

Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em consequência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.

Palabras clave : Leitura; Publicização da Leitura; Comênio; Didáctica Magna.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )