SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SILVA JUNIOR, João dos Reis  y  LUCENA, Carlos Alberto. O tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.445-472. ISSN 1982-596X.

Este artigo tenta analisar o movimento da dimensão do tempo contemporâneo na sociedade capitalista. A existência da humanidade no presente e suas prerrogativas, utopias, sonhos e desejos aponta o desafio da percepção de um conceito de tempo como uma construção cultural de base materialista. Esses são pressupostos utilizados para uma crítica radical às condições de trabalho na Instituição Universitária Pública Brasileira. A mundialização da economia expressa pelo capital financeiro redefine o conceito de tempo, acelerando-o aos interesses da reprodução desenfreada do capital, impondo processos perversos no cotidiano educacional responsáveis pelo crescimento do estranhamento no trabalho dos professores.

Palabras clave : Tempo Contemporâneo; Mundialização da Economia; Intensificação do Trabalho; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )