SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1ESA política educacional brasileira: entre a eficiência e a inclusão democráticaEscolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MENDES, Olenir Maria. O direito de aprender e a produção da qualidade na escola pública a partir da avaliação. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.1es, pp.245-262. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.6801/201412esp015.

A implementação de políticas centradas na avaliação tem representado significativas mudanças na rotina das escolas públicas. Alcançar índices que as coloquem em patamares que atendam às exigências de "qualidade" postas pelo Sistema Educacional atual tem ocupado lugar central. Pretendemos aqui discutir as condições concretas que essas escolas públicas dispõem de qualidade. Nos últimos anos "qualidade" tem sido uma das principais metas governamentais, seja em esfera federal, estadual ou municipal, reduzidas em ações de regulação e controle para a "melhoria da qualidade". É, pois, nesse contexto que pretendemos discutir como as políticas de avaliação têm provocado transformações no cotidiano das escolas públicas em prol da melhoria da qualidade e como essas transformações, nem sempre perceptíveis, tem propiciado um distanciamento da qualidade defendida historicamente pelos movimentos sociais e sindicais na luta pela escola pública, gratuita e de qualidade como condição para a garantia do direito de aprender.

Palabras clave : Escola Pública; Avaliação; Qualidade Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )