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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A autoridade pedagógica em tempos de cultura digital. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.745-769. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p745.

O professor sempre se caracterizou como um importante modelo de referência, sobretudo no transcorrer do processo de socialização escolar e da configuração da identidade dos alunos. Mas, e se houvesse uma sociedade cujas relações materiais de produção determinassem transformações radicais na produção e disseminação do conhecimento, a ponto de alterarem decisivamente o modo como as relações entre professores e alunos se desenvolveriam? Tem-se, como principal objetivo deste artigo, refletir filosófica e educacionalmente sobre essa questão, de modo que se pretende desenvolver a seguinte linha argumentativa: em tempos da disseminação da cultura digital, há modificações nucleares em relação ao conceito de autoridade pedagógica, o que acarreta alterações decisivas nas relações entre professores e alunos.

Palabras clave : Autoridade Pedagógica; Cultura Digital; Teoria Crítica; Indústria Cultural; Internet.

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