SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número58A autoridade pedagógica em tempos de cultura digitalO "especificamente pedagógico" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

MARQUES, Luciana Pacheco  e  JESUS, Alan Willian de. Devir na escola: quando o cotidiano nos mostra possibilidades de (des)encaixes do tempo. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.771-796. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p771.

Neste texto, refletimos sobre o tempo que nos passa, sobre as histórias que se fizeram no tempo sobre o tempo, mas que ainda estão presas no tempo. A cegueira idealizadora, racionalista e normalizável da Modernidade tornou-se evidentemente fator de modulações do sujeito e do tempo, longe de abordar o contexto e a complexidade do mundo atual. Assim, entendemos que o sujeito e o tempo são produtos e produtores de uma relação dialógica do devir da escola. A escola na atualidade é engendrada pela diversidade e unidade do tempo, mesmo em meio à suposta contrariedade posta entre o mecanicismo e a desordem.

Palavras-chave : Tempo; Escola; Modernidade; Atualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )