SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número58Devir na escola: quando o cotidiano nos mostra possibilidades de (des)encaixes do tempoOs processos de constituição do eu: possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

BRANCO, Maria Luísa Frazão. O "especificamente pedagógico". Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.797-810. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p797.

A criação das Ciências da Educação iniciou um debate sobre o destino da Pedagogia que está longe de ser terminado. A recente afirmação da Pedagogia Social, no panorama universitário de vários países europeus, trouxe de volta à agenda científica a reflexão sobre o "específicamente pedagógico". Com base numa revisão do debate atual, sobre o estatuto do conhecimento pedagógico em geral, que aprofundamos tendo em conta os desenvolvimentos ocorridos no âmbito da Pedagogia Social, argumentaremos que, complementarmente às Ciências da Educação, o conhecimento pedagógico se caracteriza por uma forma de questionamento particular, exercitando uma razão prática, normativa e prescritiva, sendo essencial à formação dos professores e educadores em geral.

Palabras clave : Pedagogia; Pedagogia Social; Ciências da Educação; Razão Prática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )