SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número58A formação docente e a necessidade de ser percebidoA filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

MARTINS, Liziane  e  COVA, Valter Forastieri. Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.843-859. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p843.

Esse trabalho inicialmente apresenta um estudo introdutório acerca das críticas da epistemologia contemporânea de saúde e sua aplicação ao universo do saber em saúde, procurando explorar algumas contribuições dessas críticas para atenção à saúde biomédica e sua consequente repercussão na Educação em Saúde. Em seguida, apresentamos as quatro abordagens sobre posições explanatórias: atomismo, holismo, reducionismo e antirreducionismo, para entendermos a importância de um embasamento filosófico nas discussões de saúde e suas consequências no ensino. Por fim, tenta-se mostrar as implicações da filosofia na formação dos professores para uma maior compreensão do ensino de Ciências, mais especificamente da educação em saúde.

Palavras-chave : Abordagem Biomédica; Posições Explanatórias; Filosofia; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )