SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número58A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Arte, catarse e educação. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.889-899. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p889.

O artigo que segue pretende, por meio de pesquisa bibliográfica, revisitar o conceito de catarse a partir da perspectiva do materialismo histórico, sob a figura de Georg Lukács, colocando-o em diálogo com a educação e, principalmente, com o ensino da arte. Para tanto, inicia ao fazer uma reflexão sobre a importância do ensino da arte na atualidade e, a seguir, aborda a arte e a catarse a partir das ideias de Lukács. Finaliza o texto ao apresentar as relações entre a catarse e o trabalho educativo. Conclui que as reflexões suscitadas pela obra de arte podem ser potencializadas pela parceria escola/espaço expositivo, desencadeando processos catárticos que contribuem com a construção de um olhar aguçado, aliado a um senso crítico apurado, bem como para o estabelecimento de novas relações com a realidade.

Palabras clave : Arte; Catarse; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )