SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59O homo faber, de usuário de ferramentas a objeto tecnológicoInteraccionismo simbólico, formación del self y educación: una aproximación al pensamiento de G. H. Mead índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

LIMA, Erick. "Individualidade é um conceito recíproco e comunitário": Fichte e as diretrizes de uma filosofia social segundo a wissenschaftslehre. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.353-373. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p353a373.

Gostaria aqui de discutir a tese proposta por Fichte de que individualidade é um conceito recíproco e comunitário. O ponto de partida é relacionar o desdobramento da Wissenschaftslehre em suas ciências reais ao problema da dedução da consciência efetiva. Em seguida, discuto o programa da Fundamentação do Direito Natural, enfatizando o papel da interação (1). Em segundo lugar, considero a articulação promovida por Fichte, em seu Direito Natural, entre teoria e prática (2). Assim, depois de discutir o problema da atuação prática sobre o mundo (3), detenho-me sobre as reflexões, propostas por Fichte nas Preleções de 1794 (4) e no Direito Natural, acerca da intersubjetividade, procurando sublinhar o elemento em seu esforço ainda decisivo para a filosofia social (5).

Palabras clave : J. G. Fichte; Subjetividade; Epistemologia; Filosofia Prática; Direito Natural..

        · resumen en Inglés | Italiano     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )