SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número62O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de filosofia no Brasil contemporâneoA interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

TAUCHEN, Gionara; FAVERO, Altair Alberto  e  ALVARENGA, André Martins. Interdisciplinaridade: da simplificação ao pensamento complexo. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.1011-1032.  Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p1011a1032.

O presente artigo objetiva discutir a insatisfação epistemológica decorrente dos limites disciplinares e colocar em relevo princípios epistemológicos que podem nos ajudar na autoprodução do ensino que intenciona contribuir com o desenvolvimento do pensamento interdisciplinar, sustentando as seguintes teses: a) as interações disciplinares podem ser potencializadas pelo diálogo, mas é por meio da postura epistemológica dialógica e da aprendizagem intersubjetiva que produzimos o tensionamento disciplinar, incluindo/excluindo as contradições; b) a interdisciplinaridade, no plano das atividades de ensino, não é um atributo ontológico, mas uma emergência epistêmica pragmática. O estudo é de natureza qualitativa, de base hermenêutica. Concluímos que as condições de interação disciplinar podem ser organizadas pela produção do lugar; pela diferença criadora dos diferentes elementos (disciplinas) e pelas inter-relações entre os sujeitos que compartilham as necessidades de compreensão, de religar o que foi desconectado, expressando que no ensino encontramos um lugar para a complexa convivialidade humana.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Dialógica; Intersubjetividade; Pensamento complexo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )