SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democraciaA ensaística de Hannah Arendt em “A crise na educação” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

NUNEZ, Isauro Beltrán  e  SILVA, Sandro Damião Ribeiro da. O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da Química: reflexões didático-filosóficas. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.275-305.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-46410.

Neste artigo, apresentam-se fundamentos de uma proposta para a organização dos conteúdos de um tema da disciplina Química Geral sob as exigências do enfoque sistêmico-dialético do tipo genético. Essa forma de organização dos conteúdos toma como pressupostos filosóficos o materialismo dialético e histórico e a categoria de sistema, como estruturante e integrativa. É uma proposta didática que pode contribuir para o desenvolvimento teórico do pensamento dos estudantes no contexto da educação química. Por sua vez, constitui-se em um método do pensamento para a compreensão do conteúdo como um sistema complexo em desenvolvimento, mostrando um potencial para a transferência das aprendizagens, se considerada sua natureza teórica e geral.

Palavras-chave : Enfoque sistêmico-dialético; Conteúdos; Química Geral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )