SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número68Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passadoRecatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BOUFLEUER, José Pedro  e  BERWIG, Aldemir. Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.845-883.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n68a2019-46922.

O artigo reflete sobre a formação humana em cursos superiores na perspectiva da capacitação crítico-reflexiva que prepare para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a condição humana, a noção de imaginário social instituinte e o desafio do desenvolvimento do pensamento mediante o exercício da leitura. Analisa que na época atual, em que o ensino convive com as novas tecnologias da informação e comunicação, há uma relativização do compromisso do próprio sujeito para com o desenvolvimento de suas capacidades de leitura e de reflexão a partir da interpretação da linguagem. Indica que a universidade deve ter a preocupação essencial de formar o sujeito de forma integral, para além formação profissional, exigindo um repensar do ensino e da aprendizagem a partir do desafio da construção de uma sociabilidade solidária e sustentável.

Palavras-chave : Autonomia; Ensino superior; Educação; Formação humana; Imaginário social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )