SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número68Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GONCALVES, Ruth Maria de Paula; MAIA FILHO, Osterne Nonato  e  LOPES JUNIOR, Antonio Dário. O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.925-957.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n68a2019-46626.

O presente estudo tem por objetivo demonstrar de que forma o trabalho auxilia no processo de hominização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em três momentos principais. No primeiro, apresenta-se como o trabalho é concebido por Marx e apropriado por Lukács e os representantes da Escola de Vigotski. No segundo, trata-se das tensões entre a importância conferida aos aspectos biológicos e aos aspectos sociais para o processo de desenvolvimento do gênero humano, demonstrando de que maneira a produção de instrumentos gesta o progressivo afastamento da barreira natural, ao passo que propicia o desenvolvimento cada vez mais social do homem. Tal reflexão servirá de base para sinalizar como a teoria de Vigotski destaca em seu edifício categorial a relação entre os instrumentos e as funções psicológicas superiores no processo de humanização do homem.

Palavras-chave : Trabalho; Instrumento; Funções psicológicas superiores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )