SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Desigualdad, Pobreza y Diferencia: Precariedad en la Vida EscolarFilosofía de la educación e investigación educativa: fragilidad teórica en la investigación educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BORGES, Bruno Gonçalves. Do passeio pela filosofia Deleuze-Guattariana ao encontro com o possível conceito de programa de vida. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.223-249.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-51904.

De todas as maneiras de incursionar uma filosofia, o passeio pareceu ser a abordagem possível diante do emaranhado pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ainda que alguns se dediquem a localizar onde começa e onde termina a contribuição de cada um nas obras que os dois filósofos escreveram juntos, é nesse entre, no encontro de dois pensadores, que enfrentavam questões específicas em cada campo de ação, mas que foram capazes, por meio da troca, ou melhor do roubo recíproco, como gostava de dizer Deleuze, que se produziu um pensamento que não se acomoda ou se ajusta à tradição. Desse passeio, destaca-se o encontro com um possível conceito presente em diferentes obras desses filósofos que é o programa de vida. Não se trata de um conceito efetivo, pois ele não é alçado a esse status pelos seus autores, ou pelo menos de forma objetiva. Cabe a este artigo, enfim, apresentar um plano sobre o qual esse protoconceito possa ser desenvolvido.

Palabras clave : Programa de vida; Deleuze; Guattari; intersecção.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )