SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério*Elementos para uma psicopedagogia da cultura digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CUNHA JUNIOR, Williams Nunes da; FREITAS, Isabel Ferreira  e  FERREIRA, Vanessa do Rêgo. O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.719-755.  Epub 15-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-58747.

O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças.

Palavras-chave : Crianças; Filosofia; Infância; Revisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )