Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
NUNES, Marcus Vinicius de Souza. Elementos para uma psicopedagogia da cultura digital. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.757-778. Epub 15-Jan-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-58994.
a cultura digital é um paradigma emergente que coloca questões a serem tratadas pelas mais diversas áreas do conhecimento. A educação é uma das áreas mais questionadas, exigindo-se dela uma constante renovação para acompanhar as mudanças que o mundo digital provoca no processo de aprendizagem. A psicopedagogia da cultura digital é uma proposta epistemológica de reflexão sobre o processo de aprendizagem permeado por desafios informacionais e comunicacionais. Nesta pesquisa, fazendo análise de bibliografia no campo da psicopedagogia, mas também da teoria da comunicação e da filosofia da mente, propomos um quadro teórico que visa fundamentar tais exigências epistemológicas em educação. Apresentamos, por fim, alguns elementos teóricos, advindos das demandas da cultura digital, que permitem-nos pensar um outro paradigma psicopedagógico e outra abordagem da aprendizagem.
Palavras-chave : Educação; Cultura Digital; Psicopedagogia; Epistemologia; Fundamentos da Educação.