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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
RODRIGUES, Augusto e GELAMO, Rodrigo Pelloso. Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.813-853. Epub 15-Jan-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-62439.
Objetiva-se perspectivar as discussões sobre o campo científico-filosófico “Ensino de Filosofia” e seu estatuto epistemológico, reconstituindo historicamente alguns acontecimentos e uma percepção possível de sua emergência na realidade brasileira. Primeiramente, retoma-se o debate através das pesquisas de Velasco, figura de destaque e agenciadora do assunto nos últimos anos. Apresentam-se suas teses e posicionamentos, cujos desdobramentos apontam para a existência de um campo científico-filosófico consolidado na última década. Posteriormente, reconstrói-se uma narrativa sobre a trajetória de criação e desenvolvimento do campo que ressoa em suas análises. Explora-se uma movimentação política e acadêmica ocorrida no final da década de 1990 e começo dos anos 2000, realizada por professores-pesquisadores de filosofia, que, ante a possibilidade do retorno da filosofia à educação básica, se unem a fim de lutar por uma territorialização do ensino de filosofia na própria filosofia, de modo a transformá-lo em um problema genuinamente filosófico, alargando os limites epistêmicos e institucionais da filosofia brasileira. Finalmente, destaca-se que um campo é consequência de uma disputa concorrencial e das tensões estabelecidas entre os diferentes núcleos de pesquisas, complexidade que não consegue ser dimensionada por uma única percepção dos acontecimentos, abrindo-se, assim, caminhos para investigações futuras.
Palavras-chave : Ensino de filosofia; Campo Científico-Filosófico; História do Ensino de Filosofia.