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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

NASCIMENTO JUNIOR, Fábio Baltazar. Lógica, formação escolar e filosofia entre os jesuítas. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.1017-1041.  Epub 15-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-63277.

O interesse mais direto deste artigo é a relação entre a Lógica e a formação filosófica na educação jesuíta. Para compor uma imagem da importância e da concreção da Lógica na formação proposta pelos inacianos, nós nos concentraremos na Ratio Studiorum e na obra do jesuíta português Pedro da Fonseca (1526-1599). A razão do recorte proposto é que as reflexões de Fonseca sobre o tema parecem, por um lado, orientar outros jesuítas, como é o caso de Sebastião do Couto, que é o autor da dialética do Curso Conimbricense; por outro, elas são mais completas, sobretudo pela atenção dada por Fonseca ao método e às disputationes. De posse do conceito de Lógica de Fonseca, concluímos com a indicação de caminhos contemporâneos de revisitação de lógicas do passado.

Palabras clave : Lógica; Método; Educação; Jesuítas.

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