SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75A formação política do professor: um olhar sobre a históriaApontamentos retóricos sobre o conceito de oração em Teresa d'Ávila: rumo a uma pedagogia mística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1213-1243.  Epub 16-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-55174.

Trata-se de uma discussão teórica a respeito de bases filosóficas da educação, as filosofias realista e idealista, que vêm se desenvolvendo no decorrer da história e apresentam alguns pontos em comum, dentre os quais destaco dois: o essencialismo e o referencialismo. A primeira relacionada ao conhecimento; a segunda, à linguagem. Apresento e discuto esses pontos, a partir das compreensões sobre conhecimento e linguagem dessas filosofias. E, então, apresento a filosofia da linguagem que se desenvolve, principalmente, no fim do século XIX, como uma contraposição a essas concepções. Desse modo, discorro sobre o realismo e o idealismo, suas consequentes compreensões sobre como é adquirido o conhecimento e o lugar da linguagem em cada um destes fundamentos, e como esta passa a ser entendida com a virada linguística.

Palavras-chave : Essência; Referência; Bases Filosóficas; Educação; Linguagem.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )