Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
SILVA, Jefferson Ildefonso da. Aprendizagem e conhecimento escolar: a interface pesquisa e docência. Educação e Filosofia [online]. 2008, vol.22, n.43, pp.11-32. ISSN 1982-596X.
presente texto tem como objetivo investigar as relações da prática da pesquisa com a prática docente, no âmbito da universidade. Busca constatar e analisar, na organização institucional, o desempenho de pesquisas acadêmicas orientadas para o processo de construção do conhecimento nos cursos de graduação. Pretende, assim, descobrir e compreender como se dá a interface da pesquisa como investigação da realidade com a prática docente como processo de ensino-aprendizagem no espaço da sala de aula. Especificamente, se propõe contribuir para o desenvolvimento de novas formas desse processo. São estudadas as raízes antropológicas e epistemológicas do conhecimento escolar como elementos fundadores da aprendizagem e do ensino e, conseqüentemente, dos comportamentos didáticos a respeito. O ensino necessita da prática institucional da pesquisa, não apenas para o fortalecimento dos conteúdos culturais e científicos a serem estudados, mas, sobretudo, para definir e desenvolver adequadamente o processo da construção do conhecimento escolar.
Palavras-chave : Aprendizagem;; Conhecimento; Pesquisa.