SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número43Aprendizagem e conhecimento escolar: a interface pesquisa e docênciaA continuação do direito natural, a continuação da guerra e o papel das universidades em Espinosa e Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MATOS, José Cláudio Morelli. Concepções evolucionistas da cultura e a questão da educação. Educação e Filosofia [online]. 2008, vol.22, n.43, pp.33-62. ISSN 1982-596X.

RESUMO Este trabalho explora certa concepção da teoria da evolução por seleção natural aplicada ao conhecimento e à cultura. As capacidades de conhecimento e linguagem do ser humano são discutidas e investigadas a partir de sua origem no processo de evolução biológica. Essa referência ao panorama evolutivo dá origem a uma analogia segundo a qual a própria cultura é submetida a um processo evolutivo. A versão mais conhecida desse modelo explicativo é o ponto de vista da memética, formulado inicialmente por Dawkins, e que recebe de Dennett um tratamento filosófico. Esta concepção abre espaço para se pensar acerca da educação - entendendo o termo em sentido amplo - como parte integrante do processo evolutivo. A educação, nesta concepção, seleciona e propaga os replicadores culturais, as unidades de informação, submetidas à evolução cultural - denominadas de memes. A preferência pelo desenvolvimento da atitude crítica e da consideração racional de argumentos, por exemplo, pode ser entendida como uma forma viável de selecionar memes, que depende em grande medida de reforço e exercício, ocasionados pelos processos educativos, no ambiente da cultura humana.

Palavras-chave : Evolução; Educação; Conhecimento; Memes; Dawkins.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )