SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número43A continuação do direito natural, a continuação da guerra e o papel das universidades em Espinosa e FoucaultIndústria cultural, resistência e educação: a teoria do agir comunicativo enquanto possibilidade de emancipação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LIMA, Erick Calheiros de. Crítica da moral deontológica no jovem Hegel. Educação e Filosofia [online]. 2008, vol.22, n.43, pp.89-114. ISSN 1982-596X.

RESUMO A freqüência com que a crítica hegeliana ao suposto formalismo da ética kantiana tem retornado em diversas ramificações da discussão ético-política contemporânea, em especial a partir da década de 1970, cria um ensejo oportuno para um reexame da primeira tentativa de Hegel de “superar” a filosofia prática de Kant: o programa arquitetado em Frankfurt, baseado no conceito de amor e que, graças a este embasamento, realça o sentido “comunitário” da Aufhebung do ponto de vista moral na “eticidade”. Pretende-se aqui, primeiramente, resgatar aspectos gerais da relação entre as investigações do jovem Hegel e a crítica ao idealismo kantiano-fichteano. Em seguida, partindo do arcabouço geral da interpretação hegeliana do cristianismo, a intenção é interpretar a crítica da moral deontológica a partir do conceito de amor em Geist des Christentums.

Palavras-chave : Amor; Moral; Cristianismo; Idealismo; Reflexão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )