SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número43Crítica da moral deontológica no jovem HegelLa naturaleza del placer en el Filebo de Platón índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

GOMES, Luiz Roberto. Indústria cultural, resistência e educação: a teoria do agir comunicativo enquanto possibilidade de emancipação. Educação e Filosofia [online]. 2008, vol.22, n.43, pp.115-138. ISSN 1982-596X.

RESUMO Este trabalho discute, no contexto da atualidade do conceito de Indústria Cultural, as condições de possibilidade de uma Teoria Crítica da Educação. A idéia de emancipação, como resistência às formas de dominação vigente, tem orientado os estudos teóricos de Jürgen Habermas, na busca de uma Teoria Crítica da sociedade que produza um diagnóstico do tempo presente e aponte perspectivas de emancipação. Para Habermas, esse é um projeto inacabado que precisa ser reconstruído no âmbito de um novo paradigma teórico em que a emancipação é inerente aos processos de comunicação. A conclusão indica que a Teoria do Agir Comunicativo fornece os elementos teóricos para pensarmos as condições de possibilidade de uma Teoria Crítica da Educação.

Palabras clave : Indústria Cultural; Teoria do Agir Comunicativo; Emancipação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )