SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número43Crítica da moral deontológica no jovem HegelLa naturaleza del placer en el Filebo de Platón índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GOMES, Luiz Roberto. Indústria cultural, resistência e educação: a teoria do agir comunicativo enquanto possibilidade de emancipação. Educação e Filosofia [online]. 2008, vol.22, n.43, pp.115-138. ISSN 1982-596X.

RESUMO Este trabalho discute, no contexto da atualidade do conceito de Indústria Cultural, as condições de possibilidade de uma Teoria Crítica da Educação. A idéia de emancipação, como resistência às formas de dominação vigente, tem orientado os estudos teóricos de Jürgen Habermas, na busca de uma Teoria Crítica da sociedade que produza um diagnóstico do tempo presente e aponte perspectivas de emancipação. Para Habermas, esse é um projeto inacabado que precisa ser reconstruído no âmbito de um novo paradigma teórico em que a emancipação é inerente aos processos de comunicação. A conclusão indica que a Teoria do Agir Comunicativo fornece os elementos teóricos para pensarmos as condições de possibilidade de uma Teoria Crítica da Educação.

Palavras-chave : Indústria Cultural; Teoria do Agir Comunicativo; Emancipação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )