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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

GALLO, Sílvio. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na educação básica. Educação e Filosofia [online]. 2008, vol.22, n.44, pp.55-78. ISSN 1982-596X.

RESUMO O presente artigo tem por objetivo discutir as implicações para o ensino de filosofia quando a tomamos como pensamento conceitual. Apresenta-se a idéia de que há ao menos três registros para o pensamento: imagético ou figurativo; lógico; e conceitual, cada qual com suas características próprias, relacionando-os com a idéia de Pierre Lévy de três pólos do espírito, cada qual com suas ferramentas de pensamento específicas (oralidade; escrita; informática). Trabalha-se a noção de filosofia como criação de conceitos, a partir do proposto por Deleuze e Guattari, articulando essa noção com outras obras de Deleuze, especialmente Diferença e Repetição. Por fim, ao discutir a cultura do pensamento na sala de aula, defende a necessidade de um deslocamento do eixo educativo do ensino para o aprendizado, como forma de possibilitar aos estudantes a experiência do pensamento conceitual.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Conceito; Pensamento Conceitual; Experiência; Aprendizado .

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