SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue44Sócrates, la filosofía y su enseñanza: Actualidad de una invenciónHistória e psicologia na hermenêutica da cultura de Dilthey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

MIRANDA, Maria Irene. Epistemologia genética, alfabetização e letramento. Educação e Filosofia [online]. 2008, vol.22, n.44, pp.141-158. ISSN 1982-596X.

RESUMO Este texto pretende suscitar reflexões sobre o processo de alfabetização e letramento. Os fundamentos epistemológicos foram pautados na perspectiva psicogenética de Jean Piaget, cujos princípios remetem ao sujeito cognoscente que constrói seus conhecimentos modificando suas estruturas mentais a partir das experiências no meio. Sendo assim, o professor alfabetizador, com suas propostas de ensino, tem um papel fundamental não apenas na aprendizagem do aluno, como também na construção de sua cidadania.

Keywords : Epistemologia; Alfabetização; Letramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )