SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44Sócrates, la filosofía y su enseñanza: Actualidad de una invenciónHistória e psicologia na hermenêutica da cultura de Dilthey índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MIRANDA, Maria Irene. Epistemologia genética, alfabetização e letramento. Educação e Filosofia [online]. 2008, vol.22, n.44, pp.141-158. ISSN 1982-596X.

RESUMO Este texto pretende suscitar reflexões sobre o processo de alfabetização e letramento. Os fundamentos epistemológicos foram pautados na perspectiva psicogenética de Jean Piaget, cujos princípios remetem ao sujeito cognoscente que constrói seus conhecimentos modificando suas estruturas mentais a partir das experiências no meio. Sendo assim, o professor alfabetizador, com suas propostas de ensino, tem um papel fundamental não apenas na aprendizagem do aluno, como também na construção de sua cidadania.

Palabras clave : Epistemologia; Alfabetização; Letramento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )