SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número45Apología y crítica de la educación pública en Argentina: los dilemas del pensamiento historiográfico en el siglo XXDisciplina, corpo e civilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

WEBER, José Fernandes. Conhecimento científico, música e arte trágica. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.45, pp.47-64. ISSN 1982-596X.

O artigo explora tanto os pressupostos quanto as implicações da "morte trágica da tragédia grega", tal qual aparece desenvolvida na obra O Nascimento da Tragédia de Nietzsche. Explorando a contraposição entre conhecimento científico e arte trágica busca-se mostrar o quanto a interpretação nietzscheana da Grécia está marcada por problemas que vinculam-na à tradição estético-filosófica da Alemanha do final do século XVIII e do século XIX. Será a obra de Wagner que funcionará como a ponte entre os "dois mundos" (Grécia e Alemanha), pois é através da música wagneriana, em que o espírito da tragédia se faz presente, que o limite da visão científica de mundo se fará ver com mais clareza e intensidade e em que se vislumbrará o retorno do trágico.

Palavras-chave : Nietzsche; Conhecimento Científico; Música; Arte Trágica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )