SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número45Conhecimento científico, música e arte trágicaI diversi approcci metodologici nell'opera fisica di Aristotele índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GONDRA, José Gonçalves. Disciplina, corpo e civilização. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.45, pp.65-99. ISSN 1982-596X.

Este artigo se encontra organizado em torno de dois núcleos. No primeiro, exploro uma possibilidade de se pensar o exercício do poder na modernidade e, no segundo, procuro demonstrar como o poder incide sobre a vida e sobre os corpos, analisando casos específicos, de modo a demonstrar a extensão da vontade de disciplinar a vida e os corpos. Para tanto, examino os dispositivos voltados para a normalização dos corpos em manuais de higiene, na literatura de caráter autobiográfico e nos regulamentos de instituições voltadas para o atendimento de cegos e surdos-mudos. No exame deste material, que remete à experiências francesas, inglesas e brasileiras, o que se pode observar é a expansão da razão e a submissão dos corpos como técnica que objetiva dobrar as vontades.

Palavras-chave : História da Educação; Educação Física; Poder.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )