SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue45I diversi approcci metodologici nell'opera fisica di AristoteleRessignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

FERNANDES, Iara; SALVADORI, Maria Ângela R.  and  SILVA, Vivian B. da. Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.45, pp.165-183. ISSN 1982-596X.

O presente artigo analisa resultados de estudos em colaboração desenvolvidos entre docentes da Universidade São Francisco e professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof  Eliete Aparecida Sanfins Fusussi, em Itatiba, interior do estado de São Paulo, contando com apoio financeiro da FAPESP. O objeto nuclear das discussões desenvolvidas nesse âmbito são as representações de infância e juventude, questão que remete para maneiras como as professoras que participam do projeto vivem e discutem suas experiências a partir de textos diversos, no caso, memórias, fontes literárias, narrativas (auto)biográficas e filmes, usados durante as reuniões para mobilizar reflexões sobre o trabalho escolar. Nessa perspectiva, as páginas aqui apresentadas assinalam as possibilidades de espaços de investigação e formação que valorizam as vozes dos professores, procurando compreender os modos pelos quais eles estabelecem relações com a escola, os alunos e o conhecimento.

Keywords : Trabalho Docente; Infância e Juventude; Narrativas Autobiográfcas; Estudos em Colaboração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )