SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número45I diversi approcci metodologici nell'opera fisica di AristoteleRessignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FERNANDES, Iara; SALVADORI, Maria Ângela R.  e  SILVA, Vivian B. da. Representações de infância e juventude: fios entretecidos em narrativas de professoras. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.45, pp.165-183. ISSN 1982-596X.

O presente artigo analisa resultados de estudos em colaboração desenvolvidos entre docentes da Universidade São Francisco e professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof  Eliete Aparecida Sanfins Fusussi, em Itatiba, interior do estado de São Paulo, contando com apoio financeiro da FAPESP. O objeto nuclear das discussões desenvolvidas nesse âmbito são as representações de infância e juventude, questão que remete para maneiras como as professoras que participam do projeto vivem e discutem suas experiências a partir de textos diversos, no caso, memórias, fontes literárias, narrativas (auto)biográficas e filmes, usados durante as reuniões para mobilizar reflexões sobre o trabalho escolar. Nessa perspectiva, as páginas aqui apresentadas assinalam as possibilidades de espaços de investigação e formação que valorizam as vozes dos professores, procurando compreender os modos pelos quais eles estabelecem relações com a escola, os alunos e o conhecimento.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Infância e Juventude; Narrativas Autobiográfcas; Estudos em Colaboração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )