SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número45Roberto Grosseteste: física e matemática. Comentário de Roberto Grosseteste à físicaAs tecnologias da informação e comunicação na educação: projeto rádio-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PISSETA, Écio Elvis. Sobre existência, morte e antecipação. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.45, pp.229-257. ISSN 1982-596X.

Nos ocuparemos aqui das compreensões heideggerianas da existência, morte e antecipação. Com isso desenvolveremos a noção de Dasein como ser-no-mundo, cuja essência reside em sua existência. Neste caminho, preocupamo-nos com uma interpretação existencial-filosófica da experiência da morte. Exploramos, dentre outras coisas, a noção de que a experiência da morte possui, existencialmente, um privilégio. Ela é uma possibilidade privilegiada porque somente pode ser experimentada antecipadamente, antes de uma morte de fato, mas como possibilidade, nunca como algo que possa em algum momento ser realizado. Desta forma, em seu modo de ser-para-a-morte, o ser humano libera o horizonte da antecipação e da possibilidade como suas experiências primordiais. No fim de todas as possibilidades, na morte, encontra-se a extrema e intransponível possibilidade que, enquanto ela não é, possibilita todo outro relacionamento em seu caráter possível. Esta antecipação compõe a existência. E, junto com isso, no nada de ser desta experiência, pode-se descortinar aquele modo de ser essencial do ser humano, o poder-ser, como uma tarefa de auto-geração de seu próprio ser.

Palavras-chave : Existência; Morte; Antecipação; Possibilidade; Heidegger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )