SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número45Sobre existência, morte e antecipaçãoUm exercício sobre o pensamento bachelardiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

OLIVEIRA, Sirlene de Castro  e  CASTILHO, Teima Maria Santos. As tecnologias da informação e comunicação na educação: projeto rádio-escola. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.45, pp.259-276. ISSN 1982-596X.

Esta pesquisa foi desenvolvida em uma instituição da rede pública de Uberaba/MG e se constitui na incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola. Visa apresentar algumas considerações sobre o uso do rádio como veículo de comunicação e ferramenta de apoio pedagógico na formação do conhecimento e aplicação de novas abordagens de ensino e estratégias pedagógicas. Para tanto, montou-se uma Rádio-escola formada por uma equipe de vinte e três alunos do ensino fundamental e médio, que de forma alternativa (presencial e on-line) aborda temas como: ética, cidadania, afetividade e sexualidade, preservação do meio ambiente, globalização, a mídia e sua influência na vida das pessoas, dentre outros. Por meio da produção e apresentação de programas de rádio, o aluno participa diretamente e ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Educação; TICs; Rádio-Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )