SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número46A criança (pobre) em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte,1943-1951)Em busca de coisas vivificantes da memória escolar: a escola normal e a escola do magistério de Évora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CIAVATTA, Maria. A cultura material escolar em trabalho e educação. A memória fotográfica de sua transformação. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.46, pp.37-71. ISSN 1982-596X.

Este trabalho tem por objetivo resgatar a historicidade de alguns aspectos da cultura material de escolas do trabalho e das escolas profissionais e técnicas ou tecnológicas. Ele tem por base pesquisas que desenvolvi ao longo da década de 1990 e início dos anos 2000, buscando compreender como a relação trabalho e educação ganha forma e significado nas escolas que preparam pequenos e jovens trabalhadores para o trabalho, no contexto das relações sociais capitalistas e do desenvolvimento das forças produtivas. As fontes de pesquisa são documentos escritos e fotografias que provêm dos escassos arquivos das instituições e de arquivos públicos da cidade do Rio de Janeiro. A identificação de conteúdo, período e contexto foram objeto de investigação em documentos escritos e em entrevistas com ex-alunos e/ou professores ou ex-professores. As singelas ferramentas e aparelhagens eletromecânicas foram cedendo espaço a laboratórios e à aprendizagem de experimentos científicos com novos equipamentos e novas tecnologias.

Palavras-chave : Cultura Material; Trabalho; Educação Profissional; Fotografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )