SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número46Em busca de coisas vivificantes da memória escolar: a escola normal e a escola do magistério de ÉvoraHistória de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano. Formar um homem para o meio rural em benefício do desenvolvimento nacional: ruralismo pedagógico na escola normal rural de Juazeiro do Norte. Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.46, pp.99-118. ISSN 1982-596X.

O objetivo deste estudo é compreender a constituição das práticas pedagógicas ruralistas na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, cidade interiorana do Estado do Ceará, práticas escolares que se diferenciavam de outras instituições formadoras de professoras do meio urbano. As fontes de pesquisa utilizadas foram: o Jornal O Lavrador, tendo sido localizados 112 exemplares, publicado de maneira irregular, entre as décadas de 1930 e 1970; os Anais da Semana Ruralista de Juazeiro do Norte e entrevistas a alunos( as) das três primeiras turmas da escola. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na história do cotidiano, em especial nos escritos de Michel de Certeau (1996). Constatou-se que o cotidiano escolar representado nas práticas pedagógicas e produtos materiais específicos que proporcionavam uma formação diferenciada para o meio rural, se constituíam através de relações que determinavam seus termos e que cada individualidade era um lugar onde atuava uma pluralidade incoerente de suas determinantes relacionais.

Palavras-chave : Cotidiano; Escola Normal Rural; Práticas Ruralistas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )