SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número46Formar um homem para o meio rural em benefício do desenvolvimento nacional: ruralismo pedagógico na escola normal rural de Juazeiro do NorteConflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GATTI, Giseli Cristina do Vale; INACIO FILHO, Geraldo  e  GATTI JUNIOR, Décio. História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o ginásio mineiro de Uberlândia (1920-1960). Educação e Filosofia [online]. 2009, vol.23, n.46, pp.119-143. ISSN 1982-596X.

Trata-se da comunicação de reflexões teórico-metodológicas sobre as possibilidades do exame de artefatos escolares, tomados como objetos e documentos históricos, utilizados no processo de objetivação de investigação sobre importante instituição escolar do ensino secundário de Minas Gerais, no Brasil, a saber: o Ginásio Mineiro de Uberlândia. Nesse sentido, o conjunto de artefatos escolares constitui a base empírica de investigação de maior envergadura, na direção da percepção das práticas escolares disseminadas nos diferentes momentos da escola, em correspondência relativa ao processo de alteração das finalidades educacionais mais amplas. Compõem-se de objetos tomados documentos históricos visualizados diretamente, tais como, o edifício escolar, os troféus conquistados pelas equipes esportivas da escola, as placas de formatura, os equipamentos de áudio-visual, os livros escolares, os diários e os livros de matrícula. Além disso, comportam artefatos escolares largamente presentes no cotidiano da escola, mas que foram apreendidos indiretamente, por meio, sobretudo, da farta iconografia relacionada à escola, em coleções da própria escola, dos arquivos públicos (municipal e da universidade) e, também, dos acervos particulares, especialmente de ex-alunos, por meio da qual é possível relacionar diferentes uniformes escolares, vinculados a exercícios de formação diferenciados, em estreito vínculo com aos diversos ditames político-ideológicos da época em referência; objetos de ensino de utilizados nos laboratórios destinados as aulas práticas de Química e de Física; utensílios destinados às práticas esportivas largamente realizadas na escola; instrumentos musicais e uniformes utilizados pela fanfarra mantida pela escola, vestimentas e decoração utilizadas nos bailes de formatura promovidos na escola; vestimentas utilizadas pelos professores em seu cotidiano.

Palavras-chave : Instituição; Escola; Cultura Material; Artefatos Escolares; Iconografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )